Quem somos

CIM Organização não governamental, integrada por professoras, pedagoga, profissional da saúde, educadoras popular, biólogas, ativistas e arte educadoras que atuam em eixos interligados de articulação política, produção e divulgação de conhecimentos que dizem respeito à Efetivação dos Direitos da Mulher (civis, políticos, sexuais, reprodutivos, de assitência integral à saúde - PAISM e de erradicação da violência e da discriminação) , do uso e ocupação do solo, da função social da cidade, do meio ambiente, da cultura e arte cidadania, da inclusão digital, do desenvolvimento humano, econômico e sustentável com justiça social, cultura de paz e uma educação não sexista.

24.12.08

Inscrição

Para inscrever-se no Centro de Integração da Mulher solicitamos que envie alguma informações para o correio eletrônico: cimulher@yahoo.com.br e receba orientações de como se cadastrar.

Informações:

Para associad@s benemérit@s - Identificação da empresa, endereço, cidade, correio eletrônico, número de funcionários (quantas mulheres e quantos homens), quantidade de turnos, horários, ramo de produção , responsável pelo preenchimento das informações, telefone e correio eletrônico.

Para Sóci@ Doador@- Nome da pessoa física, endereço, cidade, correio eletrônico e telefone.

No preenchimento das informações pode deixar outras informações como quais palestras e oficinas são de interesse, pro que está se cadastrando, observações relevantes.

Sua contribuição é importante para que possamos continuar a realizar ações como Cidadania de Mulheres em Cadeia, Ação Borboleta, Ponto de Cultura - CIM, palestras e oficinas.





Palestras, Cursos e Oficinas

Algumas palestras e oficinas oferecidas pelo Centro de Integração da Mulher:

  • Compreendendo a relação entre a vulnerabilidade e ações afirmativas no trabalho com mulheres;
  • Gênero, geração, raça e etnia: igualdade das diferenças;
  • Direitos humanos e desejos humanos: uma nova consciência no mundo do trabalho;
  • Sensibilidade perceptiva em empresas solidárias a mulher trabalhadora;
  • Produzir e humanizar: uma relação possível no ambiente de trabalho;
  • Direitos e deveres;
  • Promoção da saúde sexual e reprodutiva e prevenção em HIV/DST/AIDS;
  • Câncer de mama;
  • Reaproveitando resíduos sólidos "lixo" no ambiente de trabalho;
  • Utilização de recursos naturais com consciência ambiental na empresa.
As palestras e oficinas a serem realizadas são escolhidas pela empresa conforme necessidade podendo ainda optar por outras palestras ministradas pelo CIM que não estejam na relação acima.

Conheça o trabalho do Centro de Integração da Mulher, agende uma visita pelo telefone: 2441 49 23 ou pelo correio eletrônico: cimulher@yahoo.com.br.


Sócio Doador

Quem pode ser sócio doador?

Qualquer pessoa física pode ser sócio doador do Centro de Integração da Mulher, basta cadastrar-se no CIM. O sócio doador pode contribuir com valores acima de R$ 5,00 e não tem compromisso de contribuir todos os meses.

Quais os benefícios do sócio doador?

O sócio doador pode participar de palestras e cursos, tem o direito de expor trabalhos artísticos com recorte de gênero que será previamente analisado pela coordenação do CIM.

Como contribuir?

Por meio de boleto bancário que pode ser pago em lotéricas e em qualquer banco. O boleto é emitido pelo CIM e o sócio doador contribui quando puder e com valores acima de R$ 5,00. Pode ainda depositar na conta: Caixa Econômica Agência 0250 c/c 581-3 Operação 003 - Centro de Integração da Mulher. Os depósitos podem ser feitos também pela internet. O sócio doador não será cobrado por deixar de contribuir.




22.12.08

Associad@s Benemérit@s

Associad@s Benemérit@s




Estamos cadastrando empresas e comércios no Centro de Integração da Mulher para traçarmos um plano de cooperação que beneficie ambas as partes e torne possível a realização dos Projetos e Oficinas minitrados pelo CIM. Considerando que nosso trabalho é de grande relevância para as mulheres e homens do Município e não temos vínculos financeiros para mantermos nossa Instituição e Movimentos que a ela estão ligados, estamos cadastrando Associad@s Benemérit@s, conforme Art. 11 do Estatuto Social do CIM.

Beneficíos para os Associados Beneméritos:

  • Serão ministradas palestras e oficinas de interesse da empresa parceira sobre os temas abordados pelo Centro de Integração da Mulher;
  • Serão divulgada as logomarcas das empresas associadas em atividades realizadas pelo CIM;
  • Entrega de certificado “Rede 21 Empresarial” .

    Como contribuir?

    Para que sejam realizadas as palestras e oficinas na empresa o parceiro deve solicitar a ficha de cadastro e preenche-la por e-mail ou agendar uma visita com a coordenação do CIM para apresentação da proposta na empresa.

    Como se Cadastrar

    Solicitar ficha de inscrição ou agendamento de visita da coordenação:
    E-mail: cimulher@yahoo.com.br
    Fone: 2441-4923/ 78661308 - 82*5467

15.12.08

CIDADANIA DE MULHERES EM CADEIA




Durante 2008 o Projeto "Cidadania de Mulheres em Cadeia" foi realizado com sucesso na Penitenciária de Santana com o apoio do Grupo Espírita Joaquim Alves e Valter Venâncio. Outros parceiros contribuíram com os materiais.
Pensando em fortalecer as mulheres em situação de cárcere para exercer sua cidadania ativa, o projeto Cidadania de Mulheres em cadeia, contou com curso de cidadania, direitos humanos e oficinas de criação de bonecas, como forma de empoderá-las para o exercício de seus direitos. A iniciativa deu certo e as participantes puderam expor por meio de cartas a importância das atividades no resgate da auto-estima e na reeducação para a sociedade, além das possibilidades de organização, as oficinas representam um amplo leque de ações que serão utilizadas com a finalidade, de despertar a consciência para uma cidadania ativa como forma de empoderá-las para o exercício de seus direitos. A reinserção social nos aspectos da geração de renda tem como objetivo formar as participantes para a confecção de bonecas de pano e customização de roupas, garantindo o aprendizado de um ofício capaz de gerar autonomia financeira. O resultado do projeto foi exposto no dia 10 de dezembro na Biblioteca Municipal no Evento de aniversário de 60 anos dos Direitos Humanos com a participação de uma egressa da penitenciária. Posteriormente será exposto em outras repartições públicas com a amostra de artes do ponto de Cultura-CIM. O Projeto terá continuidade em 2009. Para contribuir com esta iniciativa ligue para (11)24414923 ou envie mensagem para cimulher@yahoo.com.br. Aceitamos doações de tecidos, linhas, retalhos, agulhas e outros materiais.



5.12.08

60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Todo o homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à seguranca em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda de meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
A maternidade e a infância tem direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.
(Artigo 25)

60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Amigas e amigos, lhe convidmos a participar da atividade que o CIM promoverá este ano em comemoração aos 60 anos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS será um momento de reflexão sobre o que vivemos, dependendo de outros humanos que desconhecem ou não se importam com os direitos comuns a todos e a todas nós.
___________________________________________________________

Aos amigos e amigas de Guarulhos e regiões próximas convidamos para conhecer a Mostra de Arte: "Direitos Humanos" do Ponto de Cultura CIM... aos amig@s mais distantes sugerimos que comemorem conosco, nos enviando poesias, desenhos, pinturas, colagens e outras obras artísticas que expressem a IMPORTANCIA DOS DIREITOS HUMANOS... participando da nossa mostra virtual que estará no ar a partir de janeiro de 2009.

Envie para: Ponto de Cultura CIM - avenida Martins Junior, 805 Jardim Bela Vista - Guarulhos - SP - CEP: 07141-000

Aguardamos ansiosos... um grande abraço humano, verdadeiro.

Ponto de Cultura CIM

Links!
Sobre os Direitos Humanos: http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos
Sobre Arte Postal: http://via-convencional.blogspot.com/2007/01/breve-introduo-arte-postal.html

2.12.08

Agente de Organização Escolar

Ação Borboleta



O que é o Projeto ?

O Projeto Ação Borboleta e Responsabilidade Social visa a formação da cidadania e geração de renda das mulheres em situação de vulnerabilidade (como exemplo favelização), buscando o desenvolvimento humano através da cooperação de parceiros para modificação do entorno de cada comunidade. Consiste em aulas e oficinas de construção de conhecimentos em cidadania e direitos humanos, com quatro oficinas com técnicas para geração de renda (tear, oficina de bonecas, reaproveitamento de resíduos sólidos e customização de roupas). Espera-se empreender os produtos elaborados pela comunidade em feiras e comércios da cidade possibilitando a organização de uma associação que garantirá a sustentabilidade futura. A execução do projeto está prevista para de doze meses. Para saber mais ligue: (11)2441 4923