Quem somos

CIM Organização não governamental, integrada por professoras, pedagoga, profissional da saúde, educadoras popular, biólogas, ativistas e arte educadoras que atuam em eixos interligados de articulação política, produção e divulgação de conhecimentos que dizem respeito à Efetivação dos Direitos da Mulher (civis, políticos, sexuais, reprodutivos, de assitência integral à saúde - PAISM e de erradicação da violência e da discriminação) , do uso e ocupação do solo, da função social da cidade, do meio ambiente, da cultura e arte cidadania, da inclusão digital, do desenvolvimento humano, econômico e sustentável com justiça social, cultura de paz e uma educação não sexista.

9.10.08

Oficinas oferecidas pelo CIM

Planejamento familiar sob a ótica Feminista

Realizado em três encontros de 90 minutos o curso visa conscientizar homens e mulheres dos princípios éticos para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos fundados na dignidade de sua condição humana, devem ser tratados com respeito a sua liberdade, à sua autonomia e a sua auto-determinação individual relacionando a história, mitos e desmistificando tabus com o objetivo de garantir a saúde sexual plena e a autonomia das mulheres quanto ao direito de decidir quantos, quando e como querem ter filhos. São encontros dinâmicos e expositivos acerca do esclarecimento de dúvidas sobre os métodos contraceptivos e a transmissão de HIV/AIDS/DST. Conferimento de certificados de participação.


HISTÓRIA DAS MULHERES (COMO VOCÊ) NO MUNDO

Biografia de mulheres famosas, conquistas dos sireitos das mulheres, valorização da auto-estima feminina. Oficina que consiste em um encontro de 120 minutos ou dois encontros de 90 minutos.


NOSSOS DIREITOS HUMANOS

História dos direitos Humanos no mundo, ética e cidadania e garantia dos direitos. Oficina que consiste em um encontro de 120 minutos ou dois encontros de 90 minutos.


SEXUALIDADE COM PRAZER

Oficina que ocorre em um encontro de 120 minutos ou dois encontros de 90 minutos com aulas dinâmicas tratando do corpo erótico, mitos da beleza, mecanismos do prazer, tipos de orgasmos e questões de gênero.


Mama Amiga

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas acerca da prevenção do câncer de mama, a oficina ”Mama Amiga“ conta com esclarecimentoé uma oficina de 120 minutos. Entre a exposição oral e dinâmicas de grupo e individual as mulheres tem contato com o material pedagógico propiciando informações acerca da saúde da mulher e esclarecimento de dúvidas.


Superando a Vulnerabilidade da Mulher na Oficina de Bonecas

O curso visa alcançar a elevação da auto-estima e autonomia das mulheres por meio de uma brincadeira. A fabricação de bonecas é o resultado das dinâmicas ministradas durante o curso em que cada mulher descreve a boneca que gostaria de ser e o porquê. Nesse momento o processo de debate é estabelecido, pois são abordados temas como saúde, crenças, desigualdades, padrões de beleza, valores, raça e etnia de cada uma e como elas se caracterizam nas bonecas que produzem. Duração da oficina: 8 encontros de quatro horas.



Nenhum comentário: